
Na fronteira entre a Estremadura e o Ribatejo, uma viagem de 175 milhões de anos, às origens das nascentes do Rio Alviela. A nascente deste Rio, alimentada pelas águas da chuva recolhida num imenso depósito natural subterrâneo maioritariamente sob o Planalto de Stº António, é a maior e mais importante nascente cársica do pais, chegando a debitar 30m cúbicos por segundo.
Envolta numa paisagem de rara beleza, a nascente dos Olhos de Água do Rio Alviela brota por vezes de forma violenta, percorre o interior da rocha calcária, entre abismos e grutas, distribuídas por mais de 180 Km quadrados, palco de explorações que desde o inicio do século passado, têm levado gerações de espeleólogos a tentar encontrar os caminhos subterrâneos que conduzem à nascente.
Durante dois dias estivemos envolvidos com os nossos pais em toda esta magia, entre grutas, e viagens simuladas no Geodromo, recuando milhões de anos, à passagem pelo Quiroptário e Climatógrafo, deu-nos assim mais uns conhecimentos para o quanto é cada vez mais importante preservar a Mãe Natureza.
Assim começa a nossa actividade:
Sem comentários:
Enviar um comentário